segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Agora só em 2078!


No dia 31 de maio de 2009 foram anunciadas as 12 cidades brasileiras que irão sediar a Copa do Mundo 2014. Dentre as cidades escolhidas está São Paulo, que tem a pretensão de realizar a abertura dos jogos, além de ser palco de algumas das principais disputas.
Após o anúncio, diversos problemas foram atribuídos à cidade, os quais devem ser resolvidos antes de 2014, sendo que os meios de locomoção destacam-se entre os principais. Famosa em todo país por seus congestionamentos recordistas, a cidade conta hoje com mais de 6 milhões de veículos, a maior frota nacional, que literalmente paralisam suas ruas e avenidas diariamente, principalmente em horários de pico.
O transporte público agoniza pela falta de investimentos em melhorias e expansão, estando hoje limitado para atendimento da população, o que fica nítido quando observamos que:

• o número de ônibus coordenados pela SPTrans são insuficientes, e transportam passageiros acima de sua capacidade;
• as linhas férreas atuais, que contam com as companhias do Metrô, CPTM e EMTU, não abrangem todo o território metropolitano, principalmente suas extremidades.;
• o Metrô da capital chega a transportar 09 passageiros por metro quadrado em horário de pico, sendo que o aceitável internacionalmente é até 06 pessoas.

A secretária de transportes prevê grandes investimentos na melhoria de seus principais corredores urbanos, duplicação de faixas, dentre elas as marginais, e em transportes alternativos para tentar desafogar todo este congestionamento. Entre os projetos está o Metrô, considerado por muitos como a melhor solução para o caótico problema de deslocamento de pessoas na cidade.
O Metrô apresentou um projeto que prevê investimento de R$ 21 bilhões para a construção de novas linhas, ampliação das atuais, aquisição de novos trens e reforma dos atuais, tudo com prazo até 2014. Mas por que esperar um evento esportivo para executar tais projetos? São Paulo está a espera dessas obras a décadas! É esperado que entre os anos de 2011 e 2012 a cidade se torne “um verdadeiro canteiro de obras”, o que a tornará um caos, pois todos seus projetos estarão em execução.
Todo projeto apresentado parece ter um só objetivo: A Copa do Mundo de 2014. É verdade que um evento desta magnitude faz crescer o turismo, reconhecimento da cidade e gera lucro, porém, era necessário aguardá-lo para empregar recursos em transporte?
É de senso comum que a falta de investimentos no Metrô de São Paulo o deixou muito atrasado se comparado aos transportes sobre trilhos de outras cidades do mundo, tanto na abrangência de sua malha ferroviária quanto no número de trens que disponibiliza. Com a concretização de todas as propostas com certeza o meio de transporte paulistano “dará um grande salto”, melhorará muito, mas por quanto tempo? Quando irão apresentar um novo mega-projeto como o apresentado agora? Será que este investimento será suficiente para sanar todos os problemas existentes?
A última Copa do Mundo no Brasil ocorreu em 1950 e 64 anos separam esses eventos em âmbito nacional. Resta-nos a dúvida de quanto tempo teremos que aguardar novos planos de melhorias em nossa cidade... Será que até a Copa de 2078?

fonte: site do Metrô, site da Prefeitura de São Paulo, Folha de São Paulo.

3 comentários:

  1. Realmente, será que após essa expansão, iremos ver nosso dinheiro sendo utilizado de forma correta, só em 2078?? Ai fica dificil viu.

    ResponderExcluir
  2. resposta para Danielle: Ainda temos fé...rs Precisamos unir esforços da sociedade para que em dado momento não tenhamos mais pensamentos tão pessimistas.

    ResponderExcluir
  3. Não podemos esperar até 2078. Se for ver, nem até 2014, pois a quantidade de automóveis continua crescendo. Ou investe agora, ou seremos punidos por alguma medida drástica futuramente. Nem que por hora, sejam feitas ciclovias para desafogar um pouco o trânsito. Muitas pessoas podem não estar perto do metrô, mas trabalham perto, não havendo a necessidade de um carro, mas substituindo por algo mais saudável. O governo realmente deve investir no metrô, mas pode investir em algo mais barato e que se finalize em menor tempo para poder prolongar outros projetos!

    É tudo uma questão de organização.

    ResponderExcluir