domingo, 25 de outubro de 2009

Metrô em São Paulo


Linha inaugural - fonte: http://www.metro.sp.gov/

O metrô em São Paulo teve seu primeiro projeto apresentado em 1927, pela empresa São Paulo Tramway, Light and Power Company, companhia que administrava o sistema de bondes da cidade.
A implantação de um novo sistema de transporte foi rejeitada pela prefeitura. Não podemos afirmar, mas dizem que a demora na implantação da rede metroviária na cidade de São Paulo, teve interesses políticos, financeiros e de ego. Acreditava-se que os veículos sobre rodas seriam a revolução do transporte, pois deixaria as pessoas mais livres para irem aonde quisessem e em um tempo menor.
Na década de 1940 foram apresentados mais alguns projetos, entre eles, um do engenheiro Mário Lopes Leão, que propunha uma rede de linhas partindo do centro e ligadas entre si por um anel metroviário. Mas o projeto não vingou, assim como, outros durante os anos 50.
Em 1963, o então prefeito Prestes Maia, com o apoio do governador do Estado, Ademar de Barros, criam as comissões estadual e municipal para os estudos de criação do metrô.
Com a instauração do regime militar, o Brigadeiro Faria Lima assume a prefeitura de São Paulo e torna o projeto do metrô sua principal meta. Em 1966, é encaminhado à Câmara Municipal pedido de autorização para criação da Companhia do Metropolitano de São Paulo, aprovado na forma da lei municipal nº 6988 em 26 de dezembro de 1966.
Com a decadência e a falta de investimentos, o sistema de bondes da cidade é desativado em março de 1968 e a Companhia do Metropolitano é fundada, iniciando as obras da linha Norte-Sul (Jabaquara-Santana).
Somente em 1975 a linha Norte-Sul é concluída e começa a operar comercialmente. Alguns anos depois, iniciam-se as operações da nova linha (Leste-Oeste) concluída oficialmente em 1988.
Os anos 1990 foram marcados pela ampliação da rede metroviária, estendendo a linha Norte-Sul, agora chamada de linha 1, até o Tucuruvi e inaugurando a linha 3 Ana Rosa-Vila Madalena. Com essa extensão dos ramais, o metrô começa a transportar um número cada vez maior de passageiros, que buscam, segurança e rapidez no transporte urbano tão prejudicado pelo excesso de veículos.


Fontes: - Wikipédia

7 comentários:

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  2. O que o Brigadeiro Faria Lima não previa é que esse sistema de trasporte, desenvolvido para dar rapidez no transporte urbano, não tenha seu devido valor. Isso porque os passageiros, principalmente os da linha vermelha, que liga as zonas leste e oeste, sofrem diariamente com a superlotação nos vagões, lentidão em todo o sistema e falta de manutenção nos trens.

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  3. Pessoal,
    Eu gostaria que vocês trouxessem algo sobre a superlotação do Metrô, inclusive, na semana passada foi divulgado o recorde de pessoas transportada no Metrô. Vocês viram algo?
    Antonia Edileuza

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  4. resposta para Natália: A falta de investimento em transporte público, e não somente no Metrô, é uma triste realidade. Acompanharemos esta nova etapa de expansão dos meios de locomoção público para compreender se a etapa final será satisfatória.

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  5. resposta para Antônia: Obrigada pela dica! Na Próxima semana apresentaremos este tema.

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  6. Q bom que há pessoas como vocês para defenderem o que temos de bom, como o metrô, porque todos os jornais, ao invés de redigirem uma matéria tão boa quanto a sua, dedicam-se a criticar o sistema, somente colocando-o em evidência quando há um desmoronamento devido a obras que trarão mais progresso à cidade, como aconteceu bem recentemente… Feliz de quem lê seu blogue
    parabens a todos vcs

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  7. Concordo com a Adriana. Utilizo do metrô diariamente e, assim como eu, muitos dos cidadãos que moram em SP não saberiam como se locomover nesta cidade de engarrafamentos. A cada dia que chego em casa e vejo no noticiário o record de engarrafamento em SP, mais agradeço de ter desfrutado deste meio de transporte tão eficiente, apesar da sua super-lotação para quem utiliza a linha vermelha.
    Parabéns!

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