metrô de Londres fonte: http://www.meupapeldeparedegratis.net/
Como os trens eram a vapor e circulavam em túneis no subsolo da capital inglesa, isso gerava mal-estar para quem o utilizava por causa da fumaça produzida pelas locomotivas.
Em 1890, as linhas passaram a ser eletrificadas, elevando o potencial do metropolitano e tornando Londres a maior rede do mundo, com 408 quilômetros de comprimento divididos por 12 linhas diferentes. A partir daí, o metrô se tornou o principal e melhor sistema de transporte de grandes áreas metropolitanas, como de Nova York, Tóquio, Seul, Moscou, Madrid, Paris e São Paulo.
Suas principais características são:
- ser um sistema de transporte urbano elétrico;
- ser independente do restante do tráfego, geralmente subterrâneo. Isso não é necessariamente uma regra, em alguns casos dependendo da topografia da região ele pode ser de superfície;
- ser frequente, ou seja, ter o período de espera entre um trem e outro curto e regular.
fonte: Wikipédia
O texto é simples e conciso, mas irreleva o fato de que ser o melhor sistema de transporte de um lugar, não quer dizer que o mesmo funciona! Tomando como exemplo a menção de São Paulo, onde nos horários de pico, este deixa a desejar, com tumulto, superlotação, tempos altos de espera!
ResponderExcluirEm todo lugar do mundo o horário de pico é problemático. Não seja injusto.
ResponderExcluir