quinta-feira, 12 de novembro de 2009

No apagão enxergamos a importância do Metrô



Estima-se que 40 mil passageiros ficaram sem Metrô durante o apagão às 22h15 de 10/11/09, e somente após quase 6 horas a circulação dos trens normalizou, sendo que sua operação inicia-se às 4h40, normalmente.
Como o sistema do Metrô possui bateria de energia que permite seu deslocamento até a plataforma mais próxima, os passageiros não ficaram presos nos túneis, foram liberados em estações iluminadas com geradores próprios de energia. Com ruas em completo breu e sistema de transporte comprometido, grande parte dos passageiros mantiveram-se nas estações até a normalização das linhas.
Seqüência do restabelecimento do Metrô:

• 1h30 - Linhas Turquesa (Luz–Rio Grande da Serra), Coral (Luz–Estudantes) e Sáfira (Brás–Calmon Viana);

• 2h20 - Linha Rubi (Luz–Francisco Morato);

• 3h40 - Linha Diamante (Júlio Prestes Itapevi);

• 3h55 - Linha Esmeralda (Osasco–Grajaú) Por causa do blecaute, a circulação não foi interrompida nas linhas que voltavam.

Devido este incidente, o Metrô não interrompeu a circulação dos trens durante a madrugada.
Em episódio como estes fica claro o papel do metrô no cotidiano da cidade. Muitos dos que passaram a noite nas estações permaneceram por medidas de segurança a si próprio já que, as estações se tornaram uma espécie de “ilha iluminada” no meio do apagão. Mas outros simplesmente não tinham um meio alternativo de ir e vir ao destino final.
Por vezes os funcionários do Metrô promoveram e promovem greves para reivindicar direitos trabalhistas, quando isso ocorre vemos o caos tomar a cidade. Os congestionamentos batem recorde no ano, cruzar a metrópole se torna um martírio, pagamos nossos pecados da vida em um só dia.
Existe um ditado que diz “Só damos valor as coisas quandoàs perdemos”. Claro que o Metro de SP não está desenvolvido como deveria, mesmo assim se tornou impossível viver sem ele.

fonte: O Estado de São Paulo, site Uol e Terra

2 comentários:

  1. As pessoas podem falar o que for do Metrô, mas na minha opinião é o melhor meio de transporte coletivo que existe, pelo menos isso em SP, pois já ouvi dizer que em outros países é um caos.
    Apesar que ultimamente anda bem mais cheio, mas mesmo assim ainda vale a pena usar o Metrô para se locomover.
    Tenho certeza que vai se expandir muito, pois do jeito que as coisas andam em SP vamos ter que andar por baixo mesmo, pois por cima já está ficando impossível.

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  2. Também, com uma política de redução de impostos, facilidade em financiar automóveis, pessoas que demorariam alguns anos já estão com os seus respectivos carros agora, e não irá demorar muito mais para o trânsito de São Paulo parar (pelo menos o tempo de rodízio passar de 3 para umas 5 a 6 horas por turno). Nossa cidade está virando um caos nas ruas, e o metrô, apesar de um sistema imperfeito, é a solução. Uma outra solução seria o investimento em mais linhas de onibus, faixas exclusivas, e aumento nas taxas sobre automóveis!

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