quarta-feira, 18 de novembro de 2009

1º lugar do ranking: comemorar?


fonte: arquivo pessoal

Apesar não possuirmos as indefectíveis “luvas brancas”, acessório utilizado por funcionários do Metrô de Tóquio, angariamos o 1º lugar no ranking das linhas mais populosas do mundo pelo segundo ano consecutivo! Com 61,3 quilômetros de linhas e 11,15 milhões de usuários por quilômetro ao ano, o Metrô de São Paulo chega a transportar mais de nove passageiros por metro quadrado em horários de pico, sendo que as organizações internacionais de transporte recomendam o número máximo de seis pessoas por metro quadrado.
Técnicos afirmam que dois fatores explicam o “troféu do ano”:
  • Crescente número de passageiros com a adesão ao bilhete único em 2006, com acréscimo de mais de 750 mil usuários/dia;
  • Extensão da rede: a menor entre as 11 maiores do mundo.
Um fator não mencionado, mas observado por aqueles que utilizam este meio de transporte diariamente, é a limitação da zona de circulação dos fretados, que fez com que um grande número de passageiros deste transporte “debandassem” para o Metrô, já que não possuem mais a opção de serem deixados em frente ao local de trabalho.
Sufocamento, agarra-agarra... Uma integrante do Conexão Urbana afirma que já presenciou cenas tão absurdas em horário de pico que é impossível não rir após sair do tumulto: “Outro dia o Metrô parou na estação Sé eu eu só fiquei vendo uma mulher gritando “eu não quero sair do outro lado, eu não quero sair do outro lado...” e o pior é que ela realmente entrou por uma porta e saiu por outra!”

Acompanhem o ranking das linhas mais populosas do mundo:

São Paulo

• 11,15 milhões de passageiros por quilômetro ao ano
• 61,3 quilômetros de linhas

Kiev (Ucrânia)

• 10,7 milhões de passageiros por quilômetro ao ano
• 59,8 quilômetros de linhas

Cairo (Egito)

• 10,6 milhões de passageiros por quilômetro ao ano
• 65,5 quilômetros de linhas

Tóquio (Japão)

• 10,4 milhões de passageiros por quilômetro ao ano
• 304,5 quilômetros de linhas

Agora é aguardar o projeto de "Expansão", tão divulgado pelo governo atual, para verificarmos se conseguiremos ao menos sair do TOP 10....

fonte: Rádio Capital, Veja e site do Jornal Hoje

2 comentários:

  1. Nosso metrô merece muito mais atenção para sair deste top 10, porque o Brasil só fica em primeiro lugar em coisas ruins.
    Realmente a situação diaria destes trens é lastimável empurra-empurra, chingamentos e até brigas. O governo sem dúvida alguma alimenta essa discussão porque é o administrador geral deste grande sistema que cresce, mas cresce pouco aos olhos de uma grande metrópole que se desenvolve mais a cada dia. O que nos resta a fazer como simples usuários é preservar este meio de transporte e esperar por melhorias através destes novos projetos.

    ResponderExcluir