domingo, 27 de setembro de 2009

Transporte Sobre Trilhos


Este texto vai ajudar as pessoas a entenderem e conhecerem um pouco mais o transporte sobre trilhos da cidade de São Paulo, começando pelo histórico e focando posteriormente o sistema metropolitano de trens e metrô da capital paulista.
As ferrovias desenvolveram-se no Brasil com o objetivo de transportar cargas e passageiros, uma vez que as distâncias entre as cidades eram muito grandes e as viagens até os grandes centros muito demoradas.
As paradas, atuais estações, surgiram da intensa urbanização que o Brasil viveu a partir da segunda metade do século XIX e também da necessidade dos funcionários dessas empresas descerem nas vilas ferroviárias, criadas pelas companhias para que seus funcionários morassem relativamente próximo ao local de trabalho e muito comum durante o século XIX e primeira metade do século XX.
Hoje, após uma crise aguda e generalizada do modal ferroviário e muito aquém das reais necessidades dos passageiros urbanos, as companhias ferroviárias vêm investindo grandes quantias na recuperação e modernização de sua frota (material rodante, estações etc.), como são os casos da CBTU e CPTM, e prometem transformar-se em referências internacionais neste segmento .
EVOLUÇÃO HISTÓRICA
A revolução industrial, que se processou na Europa e principalmente na Inglaterra a partir do século XIX, surgiu quando os meios de produção, até então dispersos em pequenas manufaturas, foram concentrados em grandes fábricas, como decorrência do emprego da máquina na produção de mercadorias. Numerosos inventos, surgidos no século anterior, permitiram esse surto de progresso. Entre eles, destacam-se a invenção do tear mecânico por Edmund Cartwright, em 1785, revolucionando a fabricação de tecidos, e a máquina a vapor por James Watt, aperfeiçoando a descoberta de Newcomen, em 1705.
O aumento do volume da produção de mercadorias e a necessidade de transportá-las, com rapidez, para os mercados consumidores, fizeram com que os empresários ingleses dessem apoio a George Stephenson (1781-1848), que apresentou sua primeira locomotiva em 1814. Foi o primeiro que obteve resultados concretos com a construção de locomotivas, dando início à era das ferrovias.
Stephenson, engenheiro inglês, construiu a "Locomotion", que, em 1825, tracionou uma composição ferroviária trafegando entre Stockton e Darlington, num percurso de 15 quilômetros, a uma velocidade próxima dos 20 quilômetros horários. Em associação com seu filho, Robert Stephenson, fundou a primeira fábrica de locomotivas do mundo. Foi ele considerado, então, o inventor da locomotiva a vapor e construtor da primeira estrada de ferro.
Ao iniciar-se a segunda metade do século XIX, a invenção de Stephenson já se desenvolvia na Europa e na América do Norte. Pelo menos 3.000 quilômetros de via férrea estendia-se no Velho Continente e 5.000 nos Estados Unidos.
Não tardou muito para que estas questões relacionadas à invenção da locomotiva e à construção de estradas de ferro fossem conhecidas no Brasil. Pode-se dizer que as primeiras iniciativas nacionais, relativas à construção de ferrovias remontam ao ano de 1828, quando o Governo Imperial autorizou por Carta de Lei a construção e exploração de estradas em geral. O propósito era a interligação das diversas regiões do País.
Hoje entendemos um pouco mais sobre a evolução histórica e a invenção da locomotiva.Nos próximos textos vamos falar um pouco sobre o metrô, um dos principais meios de transporte da cidade de São Paulo.

fonte da imagem: palacios49.wordpress.com
fonte do texto: livro "Tratado de Estradas de Ferro" Volume I e II e Richard Brito

2 comentários:

  1. Muito boa...essa reportagem..vcs estão de parabens.......
    Amanda

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  2. resposta para Amanda: Obrigada pelo elogio, que dará incentivo para que o grupo dê continuidade ao trabalho.

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